segunda-feira, 28 de janeiro de 2013




SÃO JUDAS TADEU – O SANTO DOS CASOS DESESPERADOS, DOS  AFLITOS E DOS NEGÓCIOS SEM REMÉDIO.

O nome de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus Cristo, foi durante muito tempo, o principal fator para o esquecimento de muitos cristãos da devoção a São Judas Tadeu, irmão de Tiago. Ambos os primos de Jesus para os católicos  e irmãos de Jesus para os  evangélicos. Este fato se deve pela interpretação de alguns trechos do evangelho, a saber:

Evangelho de São Marcos, capítulo 3  - *A verdadeira família de Jesus - 

31 Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo
  
32 Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram:  “Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram”. 
                                                                                      
33 Jesus perguntou: “Quem é minha mãe e meus irmãos?”

34 Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao  seu redor e disse:   “Aqui estão minha mãe e meus irmãos.
                                                        
 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»

* 31-35: Enquanto a família segundo a carne está «fora», a família segundo o compromisso da fé está «dentro», ao redor de Jesus. Sua verdadeira família é formada por aqueles que realizam na própria vida a vontade de Deus, que consiste em continuar a missão de Jesus.

Evangelho de São João, capítulo 2  - *As bodas de Caná - 

11 Foi assim, em  Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele.

12  Depois disso ele desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Ali ficaram durante alguns dias.

Evangelho de São Mateus, capítulo 12  - Uma nova geração - 

46 Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele.

47  Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo” [60].
[60] Alguns manuscritos não trazem o versículo 47.

48 “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou ele.

49  E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Aqui estão minha mãe e meus irmãos!

50  Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Evangelho de São Mateus , capítulo 13  - Jesus é rejeitado como os profetas -

54 Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes milagrosos?

55  Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?

56 Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?

57  E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário